EUA prometem divulgar lista de imigrantes ilegais separados dos filhos

Relação das famílias deve sair na próxima segunda-feira

O governo dos Estados Unidos deve divulgar na próxima segunda-feira uma lista de pais imigrantes ilegais sob custódia do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE, na sigla em inglês) que voltarão a se encontram com os filhos maiores de 5 anos, em um processo que tinha início previsto para essa sexta-feira.

Durante uma audiência em um tribunal federal na cidade de San Diego, no estado da Califórnia, o juiz Dana Sabraw ordenou ao governo entregar, na segunda-feira, a lista como parte do processo de reunião de pais imigrantes ilegais e filhos, separados após serem detidos na fronteira com o México.

Em um documento entregue ontem, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês) informou ter identificado 2.551 crianças maiores de 5 anos separadas dos pais na fronteira.

O governo dos Estados Unidos informou que vai começar logo o processo de reunião das famílias e que até o dia 26, dentro do prazo afixado pelo juiz, finaliza esse processo.

Para as crianças menores de 5 anos, o cronograma é diferente. Para esse grupo, reuniões ainda serão realizadas em oito centros de detenção.