Quadrilha em fuga queima caminhão e carros após assalto em Canguçu

Criminosos provocaram blecaute antes de arrombar agência

Foto: CRBM / Divulgação

A Polícia Civil e a Brigada Militar foram mobilizadas, na madrugada desta quinta-feira, no ataque com explosivos ao Banco do Brasil de Canguçu, na metade Sul. Na fuga, eles queimaram um caminhão, na BR 392, e dois carros usados para deixar a cidade.

Durante o roubo, os criminosos, fortemente armados, provocaram um blecaute parcial de energia elétrica na cidade quando detonaram dois caixas eletrônicos no interior da agência bancária, situada na rua Júlio de Castilhos.

Titular da DP de Canguçu, a delegada Lisiane Matarredona observou que “um dos explosivos acabou atingindo a fiação elétrica”. Na avaliação dela, o rompimento da rede pode não ter sido proposital.

Na fuga, os bandidos espalharam miguelitos na frente do posto da BM e ao longo do caminho. No km 110 da BR 392, perto do pedágio, abordaram um caminhão e incendiaram o veículo na pista com o objetivo de barrar uma eventual perseguição policial. A Polícia Rodoviária Federal teve de ser acionada.

Os bandidos fugiram em dois veículos, um Fiat Punto e um Peugeot 307. Ambos foram encontrados também incendiados, pela manhã, no km 287 da RSC 471, na ponte do rio Camaquã, no limite entre Canguçu e Encruzilhada do Sul.

A BM e o Comando Rodoviário da BM realizaram buscas e montaram barreiras em toda a região.

Pelo menos quatro criminosos entraram na agência bancária, enquanto o restante da quadrilha deu cobertura no lado externo. Dois caixas eletrônicos foram explodidos e saqueados no saguão de autoatendimento. Um dos terminais possuía o dispositivo de acionamento de tinta vermelha em caso de violação, o que deixou tingidas as cédulas roubadas do equipamento. Além disso, a quadrilha atirou contra a lataria de um carro que percorria a via.

A agência do Banco do Brasil ficou parcialmente destruída. Houve o isolamento do local para a realização da perícia do Departamento de Criminalística, que ocorreu após uma varredura feita à tarde pelo esquadrão anti-bombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do 1º Batalhão de Operações Especiais da BM. Em Porto Alegre, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil tenta identificar os integrantes da quadrilha.

Três ataques no mesmo dia

Também hoje, criminosos atacaram dois bancos e uma lotérica, no início da tarde, em Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra.

Um terceiro ataque ocorreu em Maximiliano de Almeida, ainda na madrugada, no Noroeste gaúcho, onde a quadrilha danificou uma agência do Banco do Brasil.