Dnit classifica como “atípica” situação da FreeWay e admite percalços para o usuário até fevereiro

Departamento estima em R$ 40 milhões orçamento necessário para conservar trechos que eram administrados pela Concepa

Menos de 24 horas após ter assumido o controle da FreeWay (BR-290, entre Osório e Porto Alegre) e do trecho da BR-116 em Guaíba, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) reconhece que problemas de manutenção podem vir a ocorrer na rodovia até que uma nova concessionária assuma os trechos, em fevereiro de 2019. Para o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Allan Magalhães Machado, a situação, considerada “atípica”, pode trazer reflexos aos usuários da estrada, que deixaram ontem de pagar pedágio ao longo da FreeWay devido ao fim da concessão à Triunfo Concepa.

“A situação de a União assumir uma rodovia oriunda de uma concessão é muito atípica. Eu não me lembro de uma situação assim, em que uma concessão se encerrou e a União simplesmente assumiu e passou a operar, como agora, na FreeWay. Então, eventualmente podem acontecer algumas dificuldades”, admite.

Machado também não quis entrar no mérito do fim do serviço prestado pela Concepa. Contudo, o superintendente é taxativo ao frisar que serviços de ambulância e resgate mecânico não serão ofertados pelo Departamento, cabendo apenas às seguradoras particulares e à Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Com um orçamento necessário estimado em R$ 40 milhões até fevereiro, Machado garante que é possível manter outros serviços de manutenção na via, como roçada e conservação asfáltica, assim como iluminação em postos de pedágio e içamento do vão móvel da Ponte do Guaíba. Este serviço já é realizado, desde hoje, pela empresa HHTEC, pontuou o superintendente.

Por fim, Machado destacou os trabalhos prestados pela PRF e revelou que as operações de verão, quando a movimentação sobe substancialmente na FreeWay, vão ser detalhadas mais adiante, mas antes da temporada de veraneio.