Colômbia vence e elimina Senegal da Copa do Mundo

Zagueiro Mina marcou o gol que garantiu o primeiro lugar do grupo para os colombianos

A Colômbia conseguiu se classificar às oitavas de final da Copa do Mundo, ao bater o Senegal por 1 a 0, nesta quinta-feira, na Arena Samara, em Samara, em duelo do Grupo H. Os africanos empataram em pontos com o Japão, derrotado pela Polônia pelo mesmo placar, mas acabaram sendo eliminados devido aos critérios de desempate – os asiáticos ficaram com dois cartões amarelos a menos. Os sul-americanos ficaram em primeiro e na próxima fase terão pela frente o segundo colocado do Grupo G, que será a Inglaterra ou a Bélgica.

O VAR novamente entrou em ação na Copa. Aos 16 minutos do primeiro tempo, o árbitro Milorad Mazic marcou pênalti de Davinson Sanchez em Mané, mas após consultar o árbitro de vídeo, voltou atrás e anulou a marcação. A Colômbia acabou perdendo o seu melhor jogador, o meia James Rodríguez, que teve de ser substituído por causa de lesão muscular.

A movimentação das equipes na segunda etapa fazia crer que o confronto terminaria empatado. Porém aos 28 minutos, Cuadrado cobrou escanteio e o zagueiro Mina subiu mais alto do que os africanos, e de cabeça, anotou 1 a 0 para os cafeteiros. Foi o segundo gol do ex-jogador do Palmeiras no Mundial.

A eliminação de Senegal quebrou um tabu em Mundiais, pois desde 1986 uma seleção africana sempre conseguiu avançar às oitavas de final. Neste ano, no entanto, senegaleses, Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia caíram na fase de grupos.

Copa do Mundo – Grupo G

Senegal – 0

K. N’Diaye; Gassama, Sané, Koulibaly e Sabaly (Wagué); Kouyaté, Gueye, Sarr e Mané; Keita Baldé (Konaté) e Niang (Sakho). Técnico: Aliou Cissé.

Colômbia – 1

Ospina; Arias, Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Uribe (Lerma), Carlos Sánchez, Juan Cuadrado, Quintero e James Rodríguez (Muriel); Falcao García (Borja). Técnico: José Pékerman.

Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia).

Local: Arena Samara, em Samara.