Origem do surto de toxoplasmose pode não ser descoberta, diz secretário nacional

Possibilidade é de que a água ou hortaliças sejam a causa do problema

A entrevista foi concedida após reunião na 4ª Coordenaria Regional de Saúde | Foto: Renato Oliveira / Especial / CP

Após reunião na 4ª Coordenaria Regional de Saúde de Santa Maria sobre o surto de toxoplasmose no município, o secretário nacional em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, afirmou em entrevista coletiva que existe a possibilidade de que não seja descoberta a origem do problema, como já ocorreu em outros lugares.

“A possibilidade é de que seja a água ou hortaliças a causa do surto”, afirmou o secretário nacional, entretanto, “a investigação continua e novas coletas da água serão feitas”. Na semana passada, o ministro da Saúde Gilberto Occhi, chegou a afirmar que a água seria o ponto de partida para o aumento dos casos de toxoplasmose no munípio. O anúncio foi criticado pelas demais autoridades envolvidas na investigação.

Além do secretário nacional Okumoto, o encontro contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, representantes da Corsan e técnicos do Ministério da Saúde.

Controvérsias

Um dia após a Secretaria Estadual de Saúde dizer que as causas do surto de toxoplasmose ainda eram desconhecidas, o ministro da Saúde Gilberto Occhi foi taxativo, na última semana, ao afirmar que a doença foi transmitida pela contaminação da água.

A afirmação do ministro, contudo, não chegou a ser confirmada pelo Ministério da Saúde que, em nota, informou que as investigações sobre as causas do surto seguem e que “uma das conclusões é a possível fonte de infecção pela água”. Não descartando outras possibilidades, como a contaminação de hortaliças.

Em entrevista ao Correio do Povo, o secretário estadual da Saúde Francisco Paz disse que a afirmação do ministro foi “infeliz” e que mantém sua fala de ontem: as causas do surto de toxoplasmose em Santa Maria ainda são desconhecidas. “Os resultados das análises que eu tenho deram todos negativos, os do Estado e os do Ministério. Ele (Occhi) tentou simplificar a questão, que é difícil”, ressaltou.

Após a repercussão da fala do ministro, o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom (PSDB) convocou uma coletiva de imprensa, onde classificou como “irresponsável” a entrevista. “A colocação precipitada está gerando pânico na população”, reforçou o prefeito, que ainda convocou o ministro da Saúde a ir até Santa Maria.

Surto está encerrado

O surto de toxoplasmose, que teve seu auge em março e abril, está encerrado. O último caso foi registrado foi no dia 10 de maio. Contudo, “o surto existiu e a doença existe sempre no nosso meio ambiente”, por isso a importância de determinar a causa da transmissão. “Alguma coisa fez com que a população entrasse em contato com a doença de forma mais aguda”, declarou Paz.

A forma mais comum de contrair a toxoplasmose é pela ingestão de carnes cruas ou pouco cozidas – como salames e linguiça – ingestão de água ou leite não fiscalizado. A contaminação também pode se dar pelo oocisto do parasita (local onde o parasita se desenvolve) – que se encontra nas fezes de gatos doentes.

*Com informações de Renato Oliveira/CP