EPTC promove ação no Centro sobre uso exclusivo das vagas de estacionamento para deficientes

Cadeiras de rodas foram posicionadas em vagas de estacionamento com cartazes que continham frases como: "já volto!", "é rapidinho" e "só cinco minutinhos"

Imagem: Laura Gross

Depois de aplicar mais de cinco mil multas, em um ano e quatro meses, a Empresta Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou uma ação, no início da tarde desta terça-feira, sobre o uso adequado das vagas de estacionamento destinadas, com exclusividade, a pessoas com deficiência. Durante atividade denominada “Esta vaga não é tua”, agentes posicionaram cadeiras de rodas em locais destinados a carros, com cartazes que continham frases como: “já volto!”, “é rapidinho” e “só cinco minutinhos”.

Conforme Diego Marques, chefe de atividades da Educação para Mobilidade da EPTC, a ação é fundamental e importante para que a população tenha respeito às vagas destinadas a pessoas idosas e deficientes. “Elas precisam ter o acesso ao direito de estacionar em locais que são exclusivos deles e foram pensados pelo Poder Público justamente para facilitar a locomoção e a acessibilidade destas pessoas”, completa Marques.

Conforme a EPTC, no ano passado, foram registradas 1.321 multas pelo estacionamento de veículos em vagas reservadas a pessoas com deficiência, sem credencial que comprove essa condição. Já nas vagas de idosos, foram registradas mais 2.575 infrações. Em 2018, foram 1.065 multas aplicadas, até abril, para as duas situações.(Confira tabela abaixo)

Confira o vídeo da ação: