Gleisi: absolvição no STF “representa muito” para o PT e para julgamento de Lula

Senadora reforçou que partido espera que ex-presidente possa sair da cadeia após análise do Supremo

gleisi

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta quinta-feira que a absolvição dela pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) “recoloca as coisas no devido lugar” em relação às delações premiadas na Operação Lava Jato. Em entrevista coletiva em Curitiba, a senadora afirmou que o caso “representa muito” para o PT e para o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previsto para terça que vem, no mesmo colegiado. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

“Não só no caso do ex-presidente Lula, eu acho que em todos os casos que se baseiam em acusações apenas com delações”, disse a petista. “A decisão do Supremo recoloca as coisas no devido lugar, as delações são indícios, mas não são suficientes para condenar uma pessoa.” Ela reforçou que o partido espera que o ex-presidente possa sair da cadeia após análise do Supremo.

Comentando a possibilidade de a Procuradoria-Geral da República (PGR) recorrer da absolvição, Gleisi disse ser pouco provável que o Supremo queira julgar esse caso novamente. Sobre outros processos em que é citada, ela afirmou estar com a mesma “tranquilidade e firmeza” da denúncia julgada nesta semana.

Desgaste

A presidente do PT disse que estuda cobrar do Ministério Público Federal um ressarcimento pelos danos à imagem dela causados enquanto o processo tramitou. A dirigente petista afirmou, porém, que só pode cobrar judicialmente do Estado brasileiro e não quer que o povo brasileiro pague a conta. “Eu vou pensar muito nisso porque qualquer ação que se tome vai recair sobre o povo brasileiro, e eu não quero que o povo pague por isso.”

A senadora reforçou a intenção de ser candidata a deputada federal pelo Paraná para reforçar a bancada petista na Câmara a partir do ano que vem. Em relação ao marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, absolvido no mesmo processo, Gleisi disse que segue aposentado e não pretende voltar à vida pública.