Argentina é goleada pela Croácia e fica perto da eliminação

Time europeu marcou 3 a 0 no Estádio de Nizhny, em Novgorod, e se classificou para as oitavas

A Croácia surpreendeu o mundo nesta quinta-feira ao bater a Argentina por 3 a 0, no Estádio de Nizhny, em Novgorod, em confronto do Grupo D da Copa da Rússia. O resultado colocou os croatas nas oitavas de final, enquanto os argentinos, com apenas um ponto, passaram a respirar por aparelho. Agora, o time de Sampaoli espera o resultado da partida entre Islânda e Nigéria, nesta sexta, às 12h (horário de Brasília) para saber o que vai precisar fazer na última rodada para buscar a vaga na próxima fase.

As duas equipes mostraram bastante disposição no primeiro tempo. Os croatas preferiram deixar os argentinos tomarem as ações, acreditando mais na força dos contra-ataques. E foi assim que tiveram a primeira grande chance, aos 4 minutos, quando Perisic entrou pela esquerda e chutou cruzado. Caballero salvou com a ponta dos dedos.

A melhor chance alviceleste ocorreu aos 29 minutos, quando o zagueirro croata Vida errou ao cortar uma bola na área. E ela sobrou para Enzo Pérez, que sem goleiro, chutou para fora. Dois minutos depois, foi a defesa argentina que parou e Mandzukic, sozinho, cabeceou para fora.

Aos 8 minutos da etapa final, a Crácia acabou marcando, depois de falha gigante do goleiro Caballero. Ele recebeu de Mercado e tentou devolver, mas colocou a bola nos pés de Rebic, que fuzilou para fazer 1 a 0.

O nervosismo tomou conta da Argentina, que mesmo assim quase empatou aos 18 minutos, em chute de Meza da pequena área, que Subasic defendeu. A Croácia cedeu espaço para os adversários, que sem imaginação apenas cruzavam a bola na área, facilmente interceptada pela zaga.

Então aos 35 minutos, a Croácia chegou ao segundo gol, por meio de Modric, chutando da entrada da área e acertando o canto de Caballero. Desespero argentino em Novgorod. Raktic ainda quase marcou o terceiro, aos 41 minutos, acertando uma cobrança de falta no travessão. Nas arquibancadas, os torcedores argentinos choravam muito e Maradona mostrava nervosismo e irritação.

Ainda sobrou tempo para os croatas chegarem ao terceiro, com Rakitic, aos 46 minutos. Em jogada pessoal, ele chutou e Caballero deu rebote, que caiu nos pés de Kovasic, que passou para Rakitic, sem goleiro, apenas empurrar a bola para os fundos das redes.

Copa do Mundo – Grupo C

Argentina – 0

Caballero; Mercado, Otamendi, Tagliafico e Salvio (Pavón); Mascherano, Enzo Pérez (Dybala), Acuña e Meza; Messi e Sergio Agüero (Higuaín). Técnico: Jorge Sampaoli.

Croácia – 3

Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic, Brozovic, Modric e Perisic (Kovacic); Rebic (Kramaric) e Mandzukic (Corluka). Técnico: Zlatko Dalic.

Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão).

Local: Estádio de Nizhny, em Novgorod.