Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, o craque do Real Madrid marcou o gol que garantiu a vitória de 1 a 0 de Portugal sobre Marrocos na abertura da segunda rodada do Grupo B. O resultado elimina a seleção marroquina do Mundial. CR7 é o artilheiro da Copa, com quatro gols marcados.
Com quatro pontos conquistados, Portugal lidera o Grupo B. A seleção portuguesa encerra sua participação na fase de grupos diante do Irã na próxima segunda-feira, às 15h. Marrocos vai se despedir do Mundial contra a Espanha no mesmo dia e horário.
O jogo
Após empatar com a Espanha com três gols de Cristiano Ronaldo, Portugal entrou em campo com a missão de vencer Marrocos para ficar em situação tranquila no Grupo B da Copa do Mundo. Pois CR7 tratou de abrir caminho logo no começo do jogo.
Aos 4 minutos, em jogada ensaiada de escanteio, João Moutinho bateu no primeiro pau e Cristiano Ronaldo venceu a marcação marroquina para cabecear e abrir o placar. O gol foi o quarto de CR7 na Copa do Mundo. Com esse número, ele supera o total de gols que havia feito nos Mundiais de 2006, 2010 e 2014: três.
O gol fez Portugal jogar de forma cômoda o restante do primeiro tempo. A equipe do técnico Fernando Santos recuou suas linhas e deu campo para Marrocos na tentativa de explorar o talento de Cristiano Ronaldo no contra-ataque.
Marrocos, porém, mostrou uma boa organização e quase não deu espaços para Portugal contra-atacar. Cristiano Ronaldo teve apenas mais uma chance na primeira etapa em falta na entrada da área aos 27. O camisa 7 não conseguiu aproveitar e acertou a barreira. A seleção marroquina só ameaçou o empate no último lance do primeiro tempo, quando Belhanda cabeceou para fora após cobrança de falta.
Se no primeiro tempo Marrocos quase não levou perigo ao goleiro Rui Patrício, a etapa final foi completamente diferente. A seleção marroquina conseguiu transformar seu controle de posse de bola em finalizações.
Logo aos 11 minutos, Rui Patrício teve que trabalhar para manter a vantagem portuguesa. Após falta batida para a área, Belhanda, que cabeceou firme e o goleiro de Portugal fez uma grande defesa. Na sequência Ziyech cobrou falta da entrada da área e mandou perto.
Marrocos seguiu pressionando em busca do empate uma seleção de Portugal que não encontrava espaço para o contra-ataque. A única chance do segundo veio em falta sofrida por Cristiano Ronaldo na entrada da área, mas o craque acertou a barreira.
Já nos minutos finais da partida, Marrocos teve mais uma grande oportunidade para empatar. Ziyech invadiu a área e chutou uma bola que tinha endereço do gol, mas desviou em Pepe e saiu pela linha de fundo. Fim de jogo: Portugal 1 x 0 Marrocos.
Copa do Mundo – Grupo B
Portugal – 1
Rui Patrício; Soares, Pepe, José Fonte, Guerreiro; Bernardo Silva (Gelson Martins), João Moutinho (Adrien), William Carvalho, João Mário (Bruno Fernandes); Gonçalo Guedes, Cristiano Ronaldo.
Marrocos – 0
Munir; Dirar, Benatia, Manuel da Costa, Hakimi; El Ahmadi, Boussoufa; Amrabat, Belhanda, Ziyech; Boutaib ( Kaabi).
Gol: Cristiano Ronaldo (POR)
Árbitro: Mark Geiger (USA)
Local: Estádio Lujniki