Candidata ao segundo lugar no Grupo F, a Suécia estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira enfrentando a Coreia do Sul, a partir das 9h (horário de Brasília). O palco da partida será o Estádio Nizhny Novgorod.
Sem o seu craque Zlatan Ibrahimovic, que se aposentou da seleção, mas que está na Rússia comentando os jogos para uma emissora francesa, a Suécia se classificou apenas na repescagem europeia, voltando ao torneio após 12 anos de ausência. E que classificação, pois simplesmente eliminou no mata-mata a poderosa Itália, com uma vitória de 1 a 0 em Estocolmo e segurando o 0 a 0 na volta, em Milão.
Agora sob o comando de Jan Andersson, a equipe nórdica terá em campo seus principais destaques: o zagueiro Lindelof, importantíssimo no setor defensivo, e Emil Forsberg, sensação do RasenBallsports Leipzig.
Neste ano, no entanto, a Suécia ainda não venceu. Foram quatro amistosos, onde perdeu para o Chile (2 a 1) e para a Romênia (1 a 0), e não saiu do empate em 0 a 0 com a Dinamarca e o Peru.
Do outro lado, está uma seleção com grande histórico em Copas, a Coreia do Sul, que participa pela nona vez consecutiva, mas até hoje só conseguiu avançar de fase duas vezes, em 2002, quando foi uma das sedes ao lado do Japão, e em 2010, na África do Sul.
As maiores esperanças dos sul-coreanos estão no talento do atacante Son Heung-min, do Tottenham. A criação fica a cargo do meia Jae-Sung Lee, enquanto Sung-Yeo e Young-Jung são os responsáveis por dar combate na entrada da área.
Nos nove amistosos disputados em 2018, os asiáticos venceram a Moldávia (1 a 0), a Letônia (1 a 0) e Honduras (2 a 0), mas foram derrotados por Irlanda do Norte (2 a 1), Polônia (3 a 2), Bósnia e Herzegovina (3 a 1) e Senegal (2 a 0), além de terem ficado no empate contra Jamaica (2 a 2), e Bolívia (0 a 0).
Ficha técnica
Suécia
Olsen; Lustig, Lindelof, Granqvist e Olsson; Larsson, Hijemark, Durmaz, Forsberg; Toivonen e Berg.
Técnico: Janne Andersson.
Coreia do Sul
Kim Seung-Gyu; Lee Yong, Jang Hyun-soo, Kim Young-Gwon e Joo-Ho Park; Lee Jae-sung, Koo Ja-Cheol, Ki Sung-yueng e Lee Seung-Woo; Son Heung-Min e Hwang Hee-Chan.
Técnico: Shin Tae-yong
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador).
Local: Estádio Nizhny Novgorod.
Início: 9h (horário de Brasília).