Termina nesta segunda-feira prazo de inscrições a PM temporário no RS

Conforme o edital, a inserção vale pelos próximos dois anos, podendo ser prorrogada

Termina amanhã o prazo de inscrições para o processo seletivo em que a Secretaria da Segurança Pública vai contratar 800 policiais militares temporários no Rio Grande do Sul. O processo é gratuito e pode ser encaminhado pelo site da Brigada Militar. Devem ser chamados os candidatos selecionados e aprovados na prova objetiva, em exames médicos e em um curso de formação específico.

Para participar, o interessado deve ter concluído o serviço militar obrigatório há pelo menos cinco anos e apresentar certidões de comportamento bom e ausência de falta grave.

Os PMs temporários devem executar serviços internos, atividades administrativas e videomonitoramento, e, ainda, mediante convênio, a guarda externa de presídios e de prédios do Poder Executivo.

Durante o curso de formação, o soldado deve receber mensalmente um salário mínimo regional. No primeiro ano após o curso, o aprovado recebe 75% do vencimento bruto inicial do soldado de carreira. No segundo e terceiro anos, o índice sobe para 80%.

Conforme o edital, a inserção vale pelos próximos dois anos, podendo ser prorrogada no máximo uma vez, pelo mesmo período.

No início da semana, o governo autorizou o chamamento de servidores aposentados e egressos das forças armadas para atuarem como temporários em órgãos da Segurança Pública.

No total, 1,8 mil novos servidores devem reforçar as forças policiais por conta de um pacote aprovado em janeiro pela Assembleia Legislativa.