Sobe para sete o número de cidades com decreto de situação de emergência no RS

Ao todo, 141 famílias estão fora de casa

Foto: Prefeitura de Santana do Livramento./ Divulgação.

Chega a sete o número de cidades com decreto de situação de emergência no Rio Grande do Sul em decorrência de temporais. Dos 28 municípios que relataram estragos, Pontão, Giruá, Vila Lângaro, Ciríaco, Santa Bárbara do Sul, Sarandi e Porto Xavier já enviaram o decreto que serve para que tomem medidas administrativas e garantam a continuidade da prestação de serviços à comunidade. Assim, a contratação de serviços e a aquisição de bens considerados estritamente necessários podem ficar isentos de licitação.

Conforme a última atualização da Defesa Civil Estadual, na manhã desta sexta-feira, o número de residências atingidas segue o mesmo de ontem: 2.917. O montante de famílias desabrigadas e desalojadas também não se alterou em relação ao balanço divulgado nessa quinta-feira pelo órgão estadual. No momento, nove famílias seguem em um abrigo público de Santa Bárbara do Sul, no Alto Jacuí. Outras 132 estão desalojadas, em casa de amigos e parentes.

O próximo balanço será publicado na tarde desta sexta. O órgão segue com o acompanhamento das Coordenadorias Regionais, em conjunto com os municípios, oferecendo a ajuda necessária às localidades. Informações e pedidos de auxílio podem ser encaminhados através do telefone 199.

A Defesa Civil pede doações às famílias atingidas e ressalta, entre as principais necessidades, alimentos não-perecíveis e roupas e calçados infantis.