Rússia goleia Arábia Saudita na abertura da Copa do Mundo

Cheryshev marcou duas vezes na vitória por 5 a 0

A Rússia superou a expectativa pessimista e abriu a Copa do Mundo, nesta quinta-feira, goleando a Arábia Saudita por 5 a 0, no Estádio Luzhinik, em Moscou, em confronto do Grupo A. Apoiados pela torcida, os jogadores russos conseguiram deixar o nervosismo para trás e acabaram não sofrendo muito diante do selecionado do Oriente Médio.

Desde os primeiros minutos, os russos mostraram mais determinação, marcando com força o adversário. Tanto que o gol de alívio dos donos da casa saiu cedo, logo aos 11 minutos. Após escanteio, Golovin pegou a sobra e cruzou na área, e Gazinskiy, de cabeça, venceu o goleiro Al-Muaiouf.

Ainda no primeiro tempo, a Rússia sofreu uma baixa quando o atacante Dzagoev sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e foi substituído por Cheryshev. Após muita pressão, o segundo gol russo saiu ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos, e exatamente através de Cheryshev, que recebeu de Zobnin, tirou dois zagueiros árabes da jogada com um bonito drible e fuzilou o goleiro saudita.

O segundo tempo foi mais fraco do que o primeiro, com as duas equipes tentando lançamentos longos. A Rússia foi ter uma chance apenas aos 22 minutos, em chute de Zobnin que o goleiro Al-Muaiouf defendeu com dificuldades. Não demorou para a Rússia fazer o terceiro, aos 25 minutos, contando com participação do brasileiro naturalizado Mário Fernandes. Ele iniciou a jogada pela direita, tabelou com Golovin, que cruzou para Dziuba cabecear e fazer o terceiro.

Nos minutos finais, a Rússia chegou ao massacre. Aos 45 minutos, marcou o 4 a 0 novamente através de Cheryshev, que da entrada da área, chutou de esquerda e acertou o ângulo. Cheryshev nunca havia marcado gols pela seleção e, nesta sexta-feira, anotou duas vezes. O quinto saiu aos 48 minutos, em bela cobrança de falta de Golovin.

Na segunda rodada, os russos enfrentarão o Egito em São Petersburgo, terça-feira, a partir das 15h. Já os árabes terão pela frente, no dia seguinte, o Uruguai, em Rostov, às 12h. Ambos horário de Brasília.

Antes da partida, durante a festa de abertura da Copa, houve uma apresentação do cantor britânico Robbie Williams e da cantora lírica russa Aida Garifullina.

Copa do Mundo – Grupo A

Rússia (5)

Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Gazinskiy, Zobnin, Samedov (Kuzyaev), Golovin e Dzagoev (Cheryshev); Smolov (Dzyuba). Técnico: Stanislav Tcherchesov

Arábia Saudita (0)

Al Maiouf; Al Burayk, Osama Hawsawi, Omar Hawsawi e Al Shahrani; Al Jassim, Otayf (Al-Muwallad), Al Dawsari, Al Shehri (Bahbir) e Al Faraj; Al Sahlawi (Asiri). Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Árbitro: Nestor Pitana (Argentina).

Local: Estádio Luzhinik, em Moscou.