Copa do Mundo: saiba o que muda no RS em dias de jogos do Brasil

Diversos serviços terão funcionamento alterado

Alguns serviços no Rio Grande do Sul vão ter o expediente alterado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. A competição começa nesta quinta-feira. O primeiro jogo da seleção acontece no próximo domingo, às 15h, e não altera os serviços públicos. Na primeira fase, duas partidas ocorrem em dias úteis, sendo uma delas contra a Costa Rica, às 9h do dia 22, sexta-feira, e depois contra a Sérvia, às 15h do dia 27, quarta-feira.

Confira as alterações:

Executivo

O governo do Estado definiu que no dia 22, quando a seleção brasileira joga às 9h, o expediente será das 12h às 19h. Já no dia 27, quando o jogo acontece às 15h, os servidores cumprirão jornada entre 8h e 14h. Os gestores devem adotar escalas de compensação de horários, conforme decreto. Já o funcionamento de serviços considerados essenciais vai ser preservado integralmente.

Em Porto Alegre, o Decreto 20.010 estabelece que, nos dias em que as partidas ocorrerem às 9h, os servidores devem trabalhar das 12h às 18h. Nos dias em que os jogos ocorrerem às 11h, o expediente vai das 14h às 19h. Quando o Brasil jogar às 15h, o funcionalismo trabalha das 8h às 14h.

Conforme o documento, o decreto não vale para servidores que exerçam atividades consideradas essenciais, sujeitos ao horário de expediente estabelecido pela chefia. Cabe aos dirigentes de órgãos e secretarias da administração direta e indireta, em cada área de competência, assegurar a adoção de uma escala de compensação de horário, previamente definida.

Segurança

A alteração de expediente vale só para as atividades administrativas do órgão central.

Saúde

A manutenção dos serviços segue a cargo dos municípios, conforme definição de atendimento local. O Samu – 192 mantém plantão 24 horas, assim como o Centro de Informações Toxicológicas (0800 721 3000). Já a Farmácia de Medicamentos Especiais, em Porto Alegre, e o Hemocentro/RS seguem os horários definidos pelo decreto.

Ensino

As escolas estaduais também terão expediente alterado. No dia 22, os alunos da manhã não terão aula. Já no dia 27, a rede suspende o dia letivo no turno da tarde. Segundo a Secretaria de Educação, a carga horária vai ser recuperada posteriormente, conforme definição da escola.

Já na rede municipal de Porto Alegre, as escolas foram orientadas a manterem as aulas nesses dias.

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) comunicou que as instituições têm liberdade para se organizar, podendo continuar com as aulas normais ou liberar os alunos para assistir os jogos na escola, ou em casa. A decisão da escola deve levar em conta o cumprimento dos dias letivos e das horas letivas anuais.

Justiça

Haverá alterações no expediente do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e Tribunal de Justiça (TJ).

O MPT-RS vai realizar atendimento das 13h30 às 19h quando a partida começar às 9h. O expediente acontece das 15h às 19h quando o jogo for às 11h. E das 8h às 12h30 quando a partida acontecer às 15h. Conforme o MPT-RS, devem ser observados e cumpridos os prazos processuais que encerrem-se nas datas referidas.

O TRF4 informa que dia 22 de junho o funcionamento será das 13h às 19h. Já no dia 27 de junho, o atendimento será das 9h às 14h, com plantão das 14h às 19h.

O Tribunal de Justiça estará aberto dia 22 de junho, das 12h às 19h. Já no dia 27, o expediente começa às 8h e termina às 14h. De acordo com o órgão, haverá prorrogação dos prazos processuais que vencerem nas datas, mantendo-se os respectivos serviços jurídicos sobre regime de plantão.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) definiu que a mudança no horário bancário nos dias de jogos. Conforme orientação do Banco Central, o funcionamento das agências será das 13h às 17h, quando a partida começar às 9h. Quando o jogo for às 11h, os bancos irão atender das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Em partidas às 15h, o atendimento será das 9h às 13h.