Seleção brasileira encerra fase de testes diante da Áustria

Brasil de Tite terá Neymar e entrará em campo às 11h deste domingo

Foto: Divulgação CBF TV

A Seleção Brasileira faz neste domingo contra a Áustria, em Viena, o último amistoso de preparação para a Copa do Mundo. Pouco depois da partida prevista para as 11h (de Brasília), no estádio Ernst Happel, a delegação viajará para Sochi, onde estabelecerá seu quartel-general na Rússia. O técnico Tite espera desembarcar com a certeza de que o caminho para o hexa está bem traçado. Esse caminho passa pela recuperação 100% de Neymar, que pela primeira vez desde que sofreu a fratura no pé direito, no dia 25 de fevereiro, começará uma partida. Embora não esteja totalmente pronto, o craque demonstra confiança, não está com receio de se expor em jogadas ríspidas e parece mesmo focado na Copa do Mundo. As informações são da Agência Estado (AE).

Com a estrela da companhia presente, Tite escala a equipe que considera a melhor no momento. Ofensiva. Com dois meias que jogam avançado, Willian e Philippe Coutinho, e um centroavante que tem tanto boa movimentação quanto presença de área. É o time da estreia na Rússia, no próximo domingo. Tite quer esse quarteto pressionando os austríacos, que, ele acredita, entrarão em campo com proposta tática semelhante à da Suíça, rival da primeira partida da fase de grupos. Os quatro da frente, de certa forma, ainda carecem de entrosamento, pois até agora só jogaram juntos três vezes e em partes de partidas – duas pelas Eliminatórias e no amistoso contra a Croácia -, em um total de 60 minutos.

Tite espera também que Paulinho cresça, para voltar a fazer o trabalho entre as duas áreas. É peça fundamental no esquema 4-1-4-1 da Seleção. Os laterais Danilo e Marcelo, sobretudo esse da esquerda, estão liberados para apoiar bastante, mas sem deixar de lado os cuidados defensivos, até para que Casemiro não fique sobrecarregado e os meio-campistas tenham tempo de recomposição na perda da bola.

A expectativa é de que a Áustria não marque tão forte a saída de bola como fez a Croácia no amistoso vencido pelo Brasil por 2 a 0 no domingo passado, em Liverpool. Mas deverá fazer alguma pressão e, em vez de apenas se defender, buscará ações ofensivas como fez no recente amistoso em que superou a campeã Alemanha por 2 a 1. Um dos aspectos que Tite treinou durante as última semana de preparação do Brasil no CT do Tottenham, em Londres, foi a saída de bola. Ele quer rapidez e mais qualidade no passe, por maior que seja a pressão do adversário. É com a formação que iniciará a partida deste domingo que Tite pretende estrear na Copa do Mundo.

O teste em Viena vai dar bons parâmetros do estágio da Seleção após três semanas de trabalho. Na etapa final, ele fará alterações para certificar-se de como se saem algumas de suas opções. Neymar deve ser substituído aos 65 minutos e Douglas Costa, recuperado de lesão muscular, poderá ter sua velocidade e habilidade testada. Fagner pode ganhar alguns minutos na lateral direita e Roberto Firmino tem chance outra vez de entrar no lugar de Gabriel Jesus.