Corpo de Bombeiros recebe reforço de 182 soldados

Os soldados serão distribuídos em 12 comandos regionais de todo o RS

182 soldados foram incorporados ao efetivo do Corpo de Bombeiros Militar. Foto: Carlos Machado / Rádio Guaíba

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Estado apresentou, na manhã desta quinta-feira, 182 novos soldados que estão sendo incorporados ao efetivo da corporação. Os soldados serão distribuídos em 12 comandos regionais de todo o RS e o destino de cada um deles será definido ainda nesta semana.

Todos os novos soldados passaram por um curso de 1.854 horas e estágio obrigatório. De acordo com o comandante-geral do CMB, coronel Cleber Pereira, o efetivo será importante para o reforço e readequação às missões de busca, salvamento e combate e prevenção contra incêndios. Segundo Pereira, o processo seletivo pelos quais os soldados passaram até chegar a esse momento foi bastante criterioso.

“Eles participam de um processo onde participam de provas físicas, intelectuais e testes médicos e psicológicos. Após aprovação nessa parte, eles frequentam um curso na Academia de Bombeiros por oito meses e, após a conclusão do curso, eles estão aptos a desenvolver as atividades nos Batalhões”, explicou o comandante.

Nos próximos meses, 450 soldados que estão participando da seleção em andamento devem começar o curso preparatório e, no próximo ano, serão integrados ao CBM.

O ato, também, marcou a entrega de dois caminhões auto bomba tanque, com capacidade para cinco mil litros de água, e que foram adquiridos por R$ 1,05 milhão, e um caminhão auto busca e salvamento, dotado de guindaste para três mil quilos e tanque de três mil litros de água, ao custo de R$ 684 mil. Ainda foram entregues um sistema móvel de fornecimento de ar respirável, três contêineres para a guarda de materiais e equipamentos, oficina mecânica de primeiro escalão e arquivo de Divisão de Prevenção Contra Incêndios.