O governo estadual lançou, hoje, a Campanha do Agasalho 2018. Com o tema O seu guarda-roupa esconde verdadeiros tesouros, a iniciativa busca arrecadar qualquer tipo de roupa, com enfoque maior nas infantis, cuja doação é menor. A expectativa é recolher entre 300 mil e 350 mil peças, conforme o subchefe da Defesa Civil, major Jarbas Ávila.
O governo entende que existe um hábito entre amigos e familiares de passar adiante roupas infantis, mas lembra que é expressivo o número de crianças que sofrem com o frio. Além de agasalhos, é possível entregar alimentos não-perecíveis, cobertores e materiais de higiene. Os donativos podem ser levados à Central de Doações da Defesa Civil, na capital, ou a uma das nove coordenadorias regionais em funcionamento no Rio Grande do Sul – responsáveis pela triagem, separação e distribuição a municípios, instituições e entidades.
Segundo a Defesa Civil, em 2015 foram arrecadados 246.747 agasalhos; em 2016, 310.231; e em 2017, 325.940. Para a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e primeira-dama estadual Maria Helena Sartori, a iniciativa não compete com as ações municipais e auxilia os municípios a ampliarem o resultado.
Hoje, o Gabinete e a Defesa Civil Estadual homenagearam o município que mais arrecadou agasalhos em 2017. Carlos Barbosa, na Serra, contribuiu com o maior número de donativos, suprindo a necessidade da comunidade e ainda ajudando outras cidades.
Confira os pontos de coleta:
– Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Av. Borges de Medeiros, 1501 – Porto Alegre
– Órgãos públicos estaduais
– Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul
– Supermercados Zaffari
– Unidades do Sesc/Senac no RS
A Defesa Civil também recolhe donativos mediante agendamento pelo telefone (51) 3288-6781.