Quatro dias após TSE reconduzir prefeito, eleitor volta às urnas no domingo em Bom Jesus

Ganhador vai ter de aguardar decisão da Corte Eleitoral para saber se vai ou não assumir o cargo

Urna eletrônica. Foto: EBC

Mais de oito mil eleitores vão voltar às urnas, neste domingo, para eleger o novo prefeito de Bom Jesus, na Serra. A realização de um novo pleito é confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação ocorre das 8h às 17h. Ao todo, três candidatos vão disputar as eleições: Diogo Grazziotin Dutra (PP), Diogo Kramer Boeira (PDT) e Lucimar Vanin Rodrigues (PSB).

Eleito em 2016, com quase 4 mil votos, Frederico Arcari Becker (PP), conhecido como Lico, foi afastado em abril após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ter condenado o progressista, por unanimidade, por distribuído cestas básicas aos moradores durante o período eleitoral. Desde então, o presidente da Câmara de Bom Jesus, vereador Rafael Silveira (PP), assumiu a Prefeitura.

Às vésperas da eleição, porém, o ministro do TSE, Napoleão Nunes Maia, concedeu liminar na quarta-feira, reconduzindo Lico ao cargo de prefeito. Mesmo mantendo as eleições no domingo, o TSE esclarece que o novo prefeito eleito só poder vai assumir o Executivo quando o Pleno do TSE julgar o mérito do recurso, que readmitiu Becker no cargo de prefeito.

Consultado pela reportagem, Lico garante que vai permanecer no cargo, confiando que o Pleno do TSE referende a decisão liminar. “Se o recurso for favorável a mim, que é o que eu acredito, a eleição será anulada. Apesar de eu não ser vidente ou Mãe Dinah, é o que vai acontecer”, projeta.