Incêndio atinge antiga sede do IGP, em Porto Alegre

Bombeiros utilizaram cerca de 50 mil litros de água para combater o fogo

Foto: Guilherme Testa / CP

O 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BPM) utilizou cerca de 50 mil litros de água na madrugada desta quinta-feira para combater o incêndio que atingiu o prédio da antiga sede do Instituto-Geral de Perícias (IGP), na avenida Princesa Isabel, no bairro Santana, em Porto Alegre. As chamas foram registradas no térreo e primeiro andar do imóvel que vinha sendo utilizado como depósito de material e equipamento da instituição.

O trabalho dos bombeiros militares começou por volta das 3h15min e prosseguia com a operação de rescaldo no início desta manhã. “O incêndio comprometeu todo o depósito. Queimou praticamente toda a parte térrea. O material que tinha ali, como maquinário, papéis e computadores, queimou tudo”, avaliou o tenente José Luiz Silva dos Santos, oficial do dia do 1º BBM. De acordo com ele, a ocorrência mobilizou o efetivo das Estações Açorianos e Floresta. A Brigada Militar prestou apoio no entorno. O local permanecerá isolado para a perícia do próprio IGP. A Polícia Civil também está sendo acionada e vai investigar as causas do sinistro.

O incêndio produziu uma forte fumaça que foi sentida, por exemplo, nos bairros Santana, Cidade Baixa, Centro e Menino Deus. Muitos moradores acordaram assustados com o cheiro invadindo os apartamentos e muitas postagens circularam nas redes sociais sobre o assunto.

A nova sede do IGP, cuja previsão de término é para o final deste ano, fica situada ao lado da sede da Secretaria da Segurança Pública do Estado. O chamado Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais terá sete andares em uma área de mais de 7,6 metros quadrados, permitindo o treinamento e intercâmbio de conhecimento entre profissionais de todo o território nacional. O prédio abrigará a administração central do órgão, as direções de departamento e todos os laboratórios responsáveis pelos laudos periciais. O investimento passa dos R$ 29 milhões.

“É uma obra de suma importância, pois colocará o IGP em um novo patamar. Seremos referência para todo Brasil. A nova sede unirá o princípio da economicidade ao trabalho integrado, dando celeridade aos procedimentos periciais”, destacou o secretário estadual da Segurança Pública, Cézar Schirmer, em uma das visitas realizadas no canteiro de obras.