O prefeito Nelson Marchezan Júnior informou, durante uma coletiva de imprensa realizada no fim da tarde desta terça-feira, que o transporte público da Capital deve se normalizar só na segunda-feira da semana que vem. A partir de amanhã e até domingo, fora dos horários de pico, os ônibus circularão com 80% da frota total, respeitadas as tabelas de fim de semana.
O prefeito salienta que, nesta quarta, durante o horário de maior fluxo (das 6h às 8h30min e das 17h às 19h30min), os ônibus continuarão atuando normalmente e que quase a frota completa dos veículos vai circular no restante do dia. Na quinta, o transporte segue a tabela de feriado e, na sexta ocorre o mesmo que na quarta. “Na segunda-feira, queremos que todos os horários sejam cumpridos, estamos trabalhando para que isso ocorra”.
O prefeito informou, ainda, que o Gabinete de Crise vai mapear as distribuidoras que possuem gás e que estão com serviço de entrega disponível. “Faremos essa relação, pois há muitas delas que dispõem de gás, mas não a estrutura necessária para que possam levar o gás até as residências”, completou. Marchezan disse, ainda, que caso escolas ou creches estejam em falta do produto, a Prefeitura vai disponibilizar algum veículo para buscar e fazer a entrega dos botijões.
Sobre a venda de combustíveis, o chefe do Executivo Municipal, garantiu que até as 18h de hoje, 94 postos de um total de 280 tinham combustível para venda, em toda a cidade. Além disso, garantiu que a venda em galões só está permitida se forem utilizados os recipientes certificados, à venda por R$ 10. Marchezan alertou que, em outros recipientes, o produto põe em risco a vida do consumidor.
Veja a lista completa dos postos com gasolina para venda em Porto Alegre: