O governador José Ivo Sartori apelou hoje para que as pessoas que ainda fazem protestos pelos preços dos combustíveis desocupem as rodovias no Rio Grande do Sul. “O momento é de atitudes nobres na direção da normalização dos serviços”, disse Sartori, durante reunião do Gabinete de Crise, no fim da tarde desta terça-feira.
O Gabinete anunciou que a prioridade, nesse momento, é desmobilizar os focos remanescentes de concentração de manifestantes. Ações de desbloqueio das vias, com o apoio do Exército, serão intensificadas, antecipou o governador. Sem deixar claro como deve ser a atuação a partir de agora, Sartori disse que o trabalho integrado já vinha sendo feito, “só que agora com outros estabelecimentos, com outras situações”.
Segundo o coronel Alexandre Martins de Lima, coordenador da Defesa Civil do Estado, algumas mobilizações seguem causando prejuízo. “Nós vamos desobstruir, vamos identificar, vamos verificar e proporcionar plena segurança de todo caminhoneiro que queira continuar suas atividades, parado e tendo prejuízo. Não vão poder alegar que estão constrangidos porque vamos proporcionar toda a condição de que ele saia e possa transitar em qualquer estrada com tranquilidade”, comentou Martins.
O Gabinete de Crise garantiu que no Estado, 218 postos receberam combustível no dia de hoje, com o apoio de escoltas, em 43 cidades. Só em Porto Alegre foram abastecidos 78 pontos. A movimentação deve seguir durante toda a noite. Martins projetou que, a partir de amanhã, os postos de gasolina devem passar a ter menos filas.