Greve dos caminhoneiros compromete aulas em universidades da região Metropolitana

Veja a situação nas maiores instituições

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A greve nos caminhoneiros inviabilizou aulas nas principais instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. É o caso da Ulbra, que suspendeu as aulas de hoje e desta terça. Segundo a universidade, materiais didáticos serão publicados na plataforma virtual. Atividades administrativas devem ser mantidas e um novo comunicado deve ser publicado amanhã, no fim da tarde.

Na PUCRS não há aula presencial hoje, com atividades administrativas mantidas, e as aulas devem ser retomadas nesta terça. Em comunicado, a instituição informou que os estudantes que tiverem dificuldades de deslocamento até o Campus devem entrar em contato com as secretarias decada curso.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) cancelou as aulas para esta segunda e terça-feira, em todos os campi de Porto Alegre e no Campus Litoral Norte. As demais atividades ocorrem normalmente.

As atividades letivas na Uergs seguem suspensas até o próximo sábado, dia 2 de junho. Na Reitoria, as atividades administrativas serão mantidas nos dias 29 e 30 de maio. Nas unidades, há expediente de acordo com a possibilidade de deslocamento dos funcionários. As atividades letivas e administrativas devem ser retomadas regularmente na próxima segunda-feira, dia 4.

Já a Unisinos, sem aula hoje, informou que as atividades serão retomadas nesta terça-feira. No entanto, alunos que ainda não puderem comparecer às aulas devido a problemas de deslocamento, devem entrar em contato com o coordenador do curso ou professor para receber orientações.

UniRitter também suspendeu as aulas do turno da noite de hoje e dos três turnos de amanhã devido à dificuldade de deslocamento e acesso dos alunos aos campi. Provas e trabalhos devem ser reagendadas pelos professores, inclusive das disciplinas em ensino à distância. As atividades administrativas seguem mantidas nesses dois dias.

A Feevale suspendeu as aulas, cursos e eventos até quarta-feira, com atividades para os alunos através de plataforma online. Em função do feriado de Corpus Christi, nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, também não vai haver expediente.

Apesar da paralisação dos caminhoneiros, o Centro Universitário Metodista IPA manteve as aulas, normalmente, Acadêmicos que estiverem impossibilitados de chegar às unidades educacionais devem tratar as situações diretamente com a coordenação do curso.