Mais de 30 cidades gaúchas registram manifestações em apoio aos caminhoneiros

Além de ampliar os pontos de mobilização nas estradas, categoria recebeu o apoio da população neste sábado

Em Araricá, manifestação ocorreu na RS-239 | Foto: Felipe Laux / Jornal Repercussão / Especial / CP

Além do número de pontos de manifestação às margens das rodovias estaduais e federais no Rio Grande do Sul ter aumentado ao longo deste sábado, pelo menos 30 cidades também registraram protestos em apoio aos caminhoneiros neste sexto dia de mobilização da categoria.

Centenas de pessoas se reuniram para um buzinaço na ERS-122 entre Farroupilha e Caxias do Sul, que também registrou outra manifestação no centro da cidade. Em Nova Petrópolis outro grupo também com centenas de apoiadores se reuniu ao lado dos caminhões e com bandeiras do Brasil cantaram o hino nacional.

Já em Lajeado os moradores fizeram uma caminhada pelas ruas centrais do município e se deslocaram para a BR-386 onde outro grupo maior já os aguardavam. Aos milhares, os manifestantes bloquearam por alguns instantes o trânsito e gritaram palavras de ordem em defesa dos caminhoneiros.

Também houve bloqueios temporários promovidos por manifestantes em Eldorado do Sul, na BR-290, e na BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância Velha.

Em Gramado a concentração ocorreu em dois pontos, em frente ao Palácio dos Festivais e no pórtico de entrada da cidade. Em Santiago e Dom Pedrito o ponto de encontro foi em frente aos quartéis-generais do Exército nos municípios.

Na Região Metropolitana o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar pneus em chamas que foram colocados em cima de uma ponte na avenida Presidente Getúlio Vargas, em Alvorada, onde ontem já havia sido registrado outra queima de pneus à noite e mais cedo, pela tarde, uma manifestação de representantes do comércio.

Em Cachoeirinha os manifestantes ficaram concentrados na avenida Flores da Cunha, próximo a ponte no limite com Porto Alegre.

Segundo levantamento do jornal Correio do Povo, também foram registrados protestos nas cidades de Araricá, Alegrete, Bento Gonçalves, Capivari do Sul, Coxilha, Estrela, Jacuizinho, Passo Fundo, Paverama, Panambi, Pelotas, Restinga Seca, Ronda Alta, Santa Maria, Santiago, Santo Ângelo, Sapiranga, Sarandi, Serafina Corrêa, Taquara e Veranópolis.

Na Capital, assim como em outras cidades do país, protestos estão organizados para ocorrer neste domingo. Hoje, contudo, um ato foi registrado na zona Sul de Porto Alegre, na avenida Juca Batista, onde a bandeira do Brasil foi erguida em um guindaste e um grupo de manifestantes utilizou um carro de som para dizer palavras de ordem também em apoio aos caminhoneiros.