A Secretaria de Saúde de Porto Alegre elaborou um plano de contingência para garantir transporte de funcionários para o fim de semana. Para domingo, está prevista restrição no fluxo de transporte coletivo na Capital. A pasta informou aos funcionários que táxis passarão nos pontos de ônibus para fazer corridas compartilhadas e há a previsão de que, em caso de necessidade, os ônibus escolares façam a rota dos hospitais. Cada hospital deve indicar os pontos importantes para trajeto.
Conforme o secretário Erno Herzheim, as unidades de saúde devem abrir normalmente no fim de semana e não há registro de falta de insumos nas emergências. “A gente tem feito levantamento em todos os hospitais da cidade sobre as necessidades que eles têm de abastecimento de insumos alimentícios, insumos pra prestação de cuidados e medicamentos. Além disso, estamos controlando o tempo que os hospitais ainda têm de abastecimento com seus estoques, ajudando os que estão entrando em fase crítica e moderando a troca solidária entre os hospitais”, disse.
O Grupo Hospitalar Conceição, administrado pelo governo federal, também colocou ônibus à disposição dos funcionários para auxiliar no deslocamento até o local de trabalho. Os veículos estarão identificados com o nome “Grupo Hospitalar Conceição”.