Maioria é a favor da greve dos caminhoneiros, mostra pesquisa

Levantamento do Instituto Methodus apontou que preço do combustível é considerado alto

Foto: Alina Souza/CP

Pesquisa realizada pelo Instituto Methodus nesta quinta e sexta-feira apontou que 86,64% da população de seis estados – entre eles o Rio Grande do Sul – confirmou apoio à greve dos caminhoneiros, desencadeada na última segunda-feira, em todas as regiões do Brasil. Conforme os dados, 9,31% disseram ser contra e 4,04% se mostraram indiferentes.

Além de gaúchos, foram ouvidos na pesquisa cidadãos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e Bahia.

Para as pessoas pesquisadas – a maioria na faixa entre 26 e 55 anos –, o preço do combustível é alto. Foi o que disseram 97,51% dos participantes. Apenas 0,71% acha que o valor é baixo, 1,78% considera médio e 1,05% não sabe responder.

A pesquisa indicou que os impostos são os causadores do alto preço, segundo 33,57%. Presidente (18,8%), Petrobras (16,34%) e governador do seu estado (8,61%), respectivamente, vêm em seguida quando a pergunta é: “Quem são os responsáveis pelo aumento no preço do combustível?”

Conforme o levantamento do Methodus, a greve afetou a rotina do trabalho para 32,96%. Para 30,73%, a manifestação dos caminhoneiros não afetou, enquanto para 26,26% é a compra de alimentos que está afetada. Itens como segurança, acesso a serviços de saúde e estudo também foram citados na pesquisa.