Rua dos Andradas deve ter oito parklets em até um mês

Objetivo é revitalizar o Centro Histórico

Recuperar o Centro Histórico, para que volte a ser um local de convivência. Dentro de cerca de um mês, isso pode estar mais perto de ser realidade. Um total de oito parklets deve ser instalado na rua dos Andradas. O primeiro deles – o segundo de Porto Alegre como um todo -, teve lançamento oficial na manhã de hoje. Em frente ao Boteco Histórico, localizado entre as ruas Caldas Júnior e General João Manoel, o espaço, construído pelos proprietários do bar, custou R$ 15 mil.

“A gente espera que dê uma outra vida para a Andradas”, disse o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti. De acordo com ele, os parklets vêm para se somar à região do Gasômetro, que desde que teve revitalizada a Praça Júlio Mesquita, passou a ter adesão maior de público, principalmente em fins de semana.

Ainda conforme Soletti, os sete novos pedidos de parklets da Andradas entraram em fase final para serem inaugurados dentro de 30 dias. O de hoje foi o segundo parklet inaugurado através do Decreto 19.808, de 2 de agosto de 2017, que trata sobre a “instalação e o uso de extensão temporária das calçadas”. A primeira havia sido feita durante a Semana de Porto Alegre, em 27 de março, na rua Hilário Ribeiro, 292.

Outras cinco estruturas na cidade, nos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa, seguem aguardando o Termo de Permissão de Uso. O Grupo de Trabalho de Implantação de Parklets (GTP) envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Parcerias Estratégicas.