Padilha: governo quer mais previsibilidade no preço de combustíveis

Encontro entre Temer e ministros ocorre no momento em que caminhoneiros deflagraram uma paralisação por tempo indeterminado

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, informou hoje que o governo estuda uma forma de tornar os preços dos combustíveis mais “previsíveis”. Em entrevista dada antes de entrar na reunião que é realizada nesta noite no Palácio do Planalto, Padilha disse que o governo está preocupado com o aumento constante do preço dos combustíveis, mas ressaltou que ainda não há uma definição do que vai ser feito.

“O que vamos tentar é ver se encontramos um ponto em que possa ter um pouco mais de controle nesse processo para que os maiores interessados, o cidadão brasileiro e os transportadores, possam ter previsibilidade em relação ao que vai acontecer”, explicou o ministro.

Ele evitou, porém, dizer se o governo estuda uma forma de controlar o aumento por meio de uma redução no imposto.

O ministro lembrou que o Brasil adota uma política internacional de preços que acompanha as variações do dólar e do petróleo para definir o valor do combustível.

“Vamos analisar, ver o que é possível fazer. Nós temos uma política internacional de preços que a Petrobras acompanha diariamente. Com o dólar subindo e o petróleo subindo internacionalmente, por certo tínhamos que ter um aumento dos combustíveis. O que vamos tentar é ver se encontramos um ponto em que possa ter um pouco mais de controle nesse processo”, acrescentou Padilha.

A reunião de hoje à noite no Palácio do Planalto foi convocada em caráter de emergência para discutir o tema. Além de Padilha, foram chamados para participar da conversa com o presidente Michel Temer os ministros Moreira Franco, de Minas e Energia; Eduardo Guardia, da Fazenda; e Esteves Colnago, do Planejamento; e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

O encontro ocorre no momento em que caminhoneiros deflagraram uma paralisação por tempo indeterminado e fizeram bloqueios em rodoviais em cerca de 20 estados, queixando-se do reajuste das tarifas do diesel.

De manhã, os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciaram para o dia 30 uma Comissão Geral no Congresso para acompanhar os desdobramentos da política de reajuste de preços de combustíveis no país.