Polícia Civil busca segundo envolvido na morte de inspetor no Vale do Caí

Primeira prisão ocorreu na madrugada de hoje em Maquiné, no litoral Norte

A Polícia Civil se mobiliza nas buscas para capturar o foragido Valmir Ramos, o “Bilinha”. de 40 anos, após a prisão do cúmplice dele, de 35, na madrugada passada. A dupla é investigada pelo confronto que vitimou o inspetor Leandro de Oliveira Lopes, de 30 anos, na manhã de 2 de maio, no Vale do Caí. O crime ocorreu durante cumprimento de mandado de prisão em uma propriedade na ERS 124, na localidade de Matiel, no interior do município de Pareci Novo.

A primeira prisão ocorreu em uma residência situada às margens ERS 484, distante cerca de dois quilômetros da BR 101, no município de Maquiné, no litoral Norte. Com Paulo Ademir de Moura, o Zoreia, a Polícia apreendeu uma pistola calibre 9 milímetros, 17 cartuchos e cheques roubados na região litorânea. O bandido já havia escapado de ser detido no dia 5 em Sapiranga, no Vale dos Sinos, conseguindo fugir do cerco policial a um sítio.

Os policiais civis apuraram que o homem buscou refúgio em Maquiné e Terra de Areia, mas sem nunca pernoitar em um mesmo local. “Foi um trabalho meticuloso e detalhista após uma análise de investigação e de inteligência. Foi uma operação de alto risco e uma intervenção cirúrgica”, destacou o Chefe de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, referindo-se à periculosidade do bandido, que é apontado como pistoleiro de uma facção criminosa.

O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Fabio Lopes, observou que foi um “trabalho incansável de mais de duas semanas de investigação e inteligência policial” a partir do momento em que foi descoberto o paradeiro de Zoreia na região litorânea. “É um criminoso extramente perigoso, integrante de facção, que costuma atirar em policiais”, salienta. Zoreia acumula quatro mandados de prisão só por homicídio mais um por roubo com emprego de arma de fogo. “Era uma questão de honra prendê-lo”, lembrou, indicou Lopes.

A ação teve a participação do grupo tático especial do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). O homem não teve tempo de reação apesar de estar armado, em um dormitório ao fundo do imóvel. O criminoso permanecia no local com a namorada e dois filhos pequenos dela, desde a tarde de sexta-feira.

A pistola e a munição apreendidas passarão por um exame balístico para comprovar se se trata da mesma arma usada no tiroteio de Pareci Novo e na fuga em Sapiranga.