Santa Casa de Porto Alegre restringe atendimentos da emergência do SUS nesta sexta

Só serão atendidos pacientes com risco de morte

A Emergência da Santa Casa de Porto Alegre que atende pacientes adultos do Sistema Único de Saúde restringe os atendimentos, nesta sexta-feira, a casos de risco iminente de morte, a fim de reduzir o nível de ocupação. Já entre segunda-feira e 9 de junho, o setor estará fechado para pacientes sem risco de vida e que não sejam encaminhados pelas autoridades de saúde. O motivo é a necessidade de limpeza e troca de dutos do sistema de ar-condicionado, além de reparos na área física.

Os gestores de saúde do município e do Estado foram comunicados para que evitem a transferência de pacientes sem risco para o local. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a Santa Casa e a Secretaria da Saúde do Município acordaram um termo de contingenciamento para que, durante a reforma, haja uma chegada menor de pacientes graves, mas mantendo os casos essenciais de infarto, acidente vascular cerebral, emergências cirúrgicas e a transferência de um número fixo de pacientes para a enfermaria, direto da Central de Leitos.

Os procedimentos garantem a manutenção e as necessidades do município. Nesses 20 dias, os pacientes devem ser redistribuídos na rede de saúde do município, mas casos mais severos seguirão sendo atendidos via Samu, que vai distribuir os pacientes de maneira equilibrada na rede para evitar a sobrecarga de pacientes nos pronto-atendimentos, onde a permanência é limitada.

A Emergência da Santa Casa, que funciona no Hospital Santa Clara, reabre normalmente na manhã de 10 de junho.