PF apreende atestados médicos falsos usados para saque do FGTS em Porto Alegre

Ação ocorreu no bairro Rubem Berta, na zona Norte da Capital

PF cumpriu mandado de busca em residência de mulher de 40 anos. | Imagem: Divulgação, Polícia Federal

A Polícia Federal apreendeu, na manhã desta terça-feira, cerca de 50 atestados médicos e receituários de medicamentos falsos durante cumprimento de mandado de busca no bairro Rubem Berta, na zona Norte da Capital. A investigada é uma mulher de 40 anos que vai ser indiciada por estelionato qualificado e falsificação de documento.

A investigação se iniciou após a Polícia Federal receber informações da Caixa Econômica Federal de que pessoas passaram a usar esses atestados forjados para fazer saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Conforme a assessoria de comunicação da Polícia Federal, normalmente os documentos diziam que o requerente era portador do vírus HIV, o que permitia o saque.

A informação chegou à PF por uma testemunha que indicou a pessoa que fornecia os documentos falsos cobrando, em troca, 30% do valor do benefício como forma de comissão pelo serviço prestado.

No cumprimento do mandado de busca, além de atestados falsos, foram apreendidos receituários de medicamentos de uso controlado, atestados médicos preenchidos e em branco, carimbo médico, cartões de seguro social do governo federal em nome de terceiros, além do simulacro de um revólver.