Desarticulada quadrilha de Gravataí envolvida com tráfico e contrabando de celulares para presídios

As investigações transcorreram por cerca de dois meses

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado./ Divulgação.

A Polícia Civil prendeu nesta manhã três pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e com o envio de aparelhos celulares para a penitenciária de Charqueadas. Conforme o delegado Maurício Barison, titular da 4ª DIN e coordenador da ação, foram cumpridos cinco mandados de busca em Gravataí, na Vila Brooklin. Nas residências envolvidas na investigação foram encontradas duas armas de fogo, 1.800 pedras de crack, uma balanças de precisão e um veículo usado nas atividades criminosas.

As investigações transcorreram por cerca de dois meses, e tinham como foco principal as atividades ilícitas de um apenado, preso em Charqueadas, e sua esposa, até então em liberdade. A polícia descobriu que a mulher executava ações comandadas pelo companheiro, de dentro da cadeia. Entre os objetos apreendidos, pelo menos nove telefones, embalados em plástico-filme e com características semelhantes aos objetos contrabandeados para dentro das casas prisionais da região Carbonífera.

O Diretor de Investigações do DENARC, Delegado Mario Souza, afirmou que “foi desarticulada uma organização criminosa responsável por crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, o que proporciona um considerável prejuízo ao crime naquela região da cidade.” Souza ainda acrescentou que “será realizado contato com órgãos de inteligência das outras instituições para repassar informações dessa investigação no intuito de auxiliar no impedimento de provável entrada de celulares ilegais no sistema prisional.”