Dezenas de estabelecimentos comerciais e serviços públicos da rua 7 de Setembro seguem sem luz, no Centro de Porto Alegre. O problema, que afetou quase 500 clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), ocorre desde as 21h30min dessa terça-feira. Entre os locais impactados, a sede da Corsan, a Defensoria Pública Estadual, o Procon de Porto Alegre, a Fundação Banrisul e a Fundação CEEE.
A falha no sistema ainda não teve as causas detalhadas pela Companhia, mas uma das hipóteses é de que tenha ocorrido vandalismo. A demora em normalizar o serviço decorre da necessidade de os funcionários abrirem as galerias subterrâneas por onde passa a rede elétrica e esvaziarem a água acumulada no local para, só depois, iniciarem os trabalhos de reenergização. A estimava é que, até o fim da tarde de hoje, o serviço esteja normalizado.
Trechos das ruas dos Andradas, Caldas Júnior, 7 de Setembro, Siqueira Campos, Mauá e Bento Martins ficaram sem o serviço. Para evitar transtornos, a orientação é de que os usuários liguem para os serviços antes de saírem de casa. Parte deles só deve voltar a atender nesta quinta-feira.