Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato à presidência da República

Ex-ministro do STF afirmou que decisão é estritamente pessoal

Barbosa anuncia pelo Twitter que não será candidato à presidência | Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF / CP

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, anunciou através do Twitter na manhã desta terça-feira que não pretende ser candidato à presidência da República. Ele estava filiado ao PSB desde o dia 6 de abril deste ano.

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, escreveu na sua conta no microblog.

Logo após o anúncio de Barbosa de não concorrer nas eleições de outubro deste ano, o ex-deputado federal gaúcho e candidato a vice-presidente pelo PSB nas eleições de 2014, Beto Albuquerque, escreveu, também no Twitter, que a sigla deve ter candidato ao Planalto “e participar do grande debate nacional nesta eleição”.

O PSB já estava se articulando para a campanha presidencial de Barbosa, mesmo sem a confirmação do ex-magistrado. No último final de semana, o governador de Pernambuco e um dos mais influentes integrantes da sigla, Paulo Câmara, havia dito que Barbosa precisava se apresentar e expor o que pensa, pois “o povo não vai eleger um presidente sem conhecer suas ideias”.