Projeto que altera zona rural para urbana, em trecho da zona Sul, deve ser votado hoje na Câmara de POA

Proposta de alteração no Plano Diretor é do vereador Reginaldo Pujol

Vereador Reginaldo Pujol./ Foto: Tonico Alvares. / CMPA / Divulgação.

Deve ser votado nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que pretende alterar o Plano Diretor de Porto Alegre. A proposta do vereador Reginaldo Pujol (DEM) visa criar uma subunidade na chamada Macrozona 8, no limite entre a zona rural e a urbana, na zona Sul da cidade.

Conforme o Projeto de Lei Complementar do Legislativo (PLCL), a nova subunidade, de número 5, fica na região da avenida Edgar Pires de Castro, próximo ao pórtico de entrada do bairro Restinga. Hoje, a área permite dois habitantes por hectare e é destinada a produção primária, com muitos sítios e fazendas. Pujol propõe um aumento da capacidade para 140 habitantes por hectare, transformando a zona rural em zona urbana.

Para o vereador, o projeto viabiliza a política habitacional, já que duas construtoras apresentaram interesse na área. Segundo Pujol, a área em questão pertence ao ex jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, que tentou fazer uma escola de futebol no local, mas hoje negocia com as construtoras que solicitaram a mudança da classificação da zona, para que pudessem ser feitos investimentos.

O vereador está otimista com a votação. Ele salienta que quem votar contra é por motivos de “ranço político”.