Permissionários vão bancar PCCI para reabertura do segundo andar Mercado Público

Valor do projeto é de cerca de R$ 1,5 milhão

mercado público
Foto: Correio do Povo/Arquivo

Após um período de negociações, a Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) confirmou que vai executar o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), permitindo, assim, a reabertura do segundo andar do prédio, fechado desde 2013. Originalmente, cabe à Prefeitura assumir a obrigação.

Uma reunião no Ministério Público homologou o acordo entre a prefeitura e a associação. A partir de agora, uma das três empresas capacitadas para executar a obra precisa ser escolhida. A ideia é de que as intervenções comecem em junho. De acordo com a secretária da Ascomepc, Adriana Kauer, esse é um passo importantíssimo para que o Mercado Público volte a atender os clientes com capacidade máxima.

O valor para a execução do projeto é aproximadamente R$ 1,5 milhão, que deve ser pago pelos permissionários por meio de uma linha de crédito aprovada junto ao Banrisul. A obra contempla a adequação das escadas rolantes, retirada das escadas não mais adequadas, reforma das duas escadas metálicas existentes que não pegaram fogo, instalação de duas novas escadas de metal e também de um reservatório de água.

O segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre, fechado em razão do incêndio que atingiu o prédio no dia 6 de julho de 2013, segue sem previsão exata para ser reaberto. A estrutura se mantém desativada e o acesso do público ao local não é permitido, em função da falta de PPCI.

O Mercado Público soma 106 estabelecimentos comerciais, emprega 1,1 mil pessoas e recebe mais de 150 mil, diariamente. Em 2018, a estrutura completa 149 anos de atividades.