A três dias do fim do prazo para regularização, TRE registra filas na Capital

Centro de atendimento ao eleitor de Porto Alegre funciona, das 09h às 19h, na avenida Padre Cacique

Eleitores fazem fila na manhã desta segunda-feira no Centro de Atendimento ao Eleitor, na Avenida Padre Cacique, 96, em Porto Alegre. O prazo para fazer alistamento, transferência de domicílio ou atualizar os dados no cadastro eleitoral termina na próxima quarta-feira (09). Durante o final de semana, o TRE promoveu plantão e atendeu cerca de duas mil pessoas.

Nesta segunda-feira, antes mesmo da abertura dos portões, às 9h, eleitores faziam fila na busca por atendimento. O processo na unidade da Avenida Praia de Belas acontece em dois momentos: verificação da documentação e, logo depois, o eleitor ganha uma senha com horário marcado para atendimento.

O secretário da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Sul, Josemar Riesgo, explica que como o voto é obrigatório, para quem tem entre 18 e 70 anos, o não cumprimento de prazos pode ser um empecilho para os eleitores. “Ele não vai poder fazer uma carteira de identidade ou o passaporte, retirar o diploma de conclusão de curso de nível superior e se for servidor público não poderá receber o contracheque. Ou seja, são restrições feitas pela legislação. E se não fizer regularização até 9 de maio, só poderá fazer após a retomada do alistamento eleitoral que ocorrerá em novembro de 2018”, afirma.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Desse modo, o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, também pode requerer o título de eleitor até o dia 9 de maio.

Quem for aos cartórios eleitorais para fazer o alistamento eleitoral deve levar um comprovante de residência, um documento oficial de identificação (que contenha nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade) e o comprovante de quitação militar, para homens.

O atendimento no cartório eleitoral da Av. Praia de Belas ocorre de segunda a sexta, das 9h às 19h. A biometria ainda não é obrigatória em Porto Alegre. Esse novo processo só entra em vigor, na Capital, a partir de 2022.