PRF apreende 34 toneladas de madeira de araucária em Fontoura Xavier

Foi a segunda apreensão de madeira sem documentação de origem válida na região na última semana

A Polícia Rodoviária Federal abordou dois caminhões carregados com toras de madeira bruta, na tarde desta quinta-feira, em Fontoura Xavier, no Norte gaúcho. Os agentes faziam patrulhamento de rotina quando detectaram que a carga era transportada sem licença, no km 273 da BR 386.

Quando pediram a documentação da madeira, cuja origem era São José do Herval e o destino uma serraria de Vanini, os motoristas apresentaram documentos vencidos, apontando quantidade de madeira muito inferior ao transportado. Além disso, apenas uma das cargas possuía Nota Fiscal.

Os policiais constataram se tratar de madeira de Araucaria angustifolia, de corte proibido durante os meses de abril, maio e junho.

Diante da situação, os policiais lavraram Termo Circunstanciado de Ocorrência. Os motoristas, moradores de Casca e de Vanini, de 35 e 25 anos respectivamente, assim como os responsáveis pela empresa proprietária da carga, responderão pelo crime de receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor.

A madeira apreendida vai ser encaminhada ao IBAMA e os veículos utilizados no crime ficarão à disposição da Justiça.

No último sábado, a PRF já havia apreendido cerca de 22 toneladas de madeira de araucária na BR 386 em Pouso Novo, sem documentação fiscal e de origem.