Projeto que altera velocidade máxima nas ruas da Capital pode ser votado nesta quarta-feira

PLL propõe redução do limite de velocidade de 60 km/h para 50 km/h para carros leves e motocicletas

Foto: Guilherme Testa / CP

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre incluiu na pauta da Ordem do Dia desta quarta-feira o projeto que diminui a velocidade máxima nas vias urbanas da Capital. O Projeto de Lei do Legislativo (PLL), apresentado pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT) em 2016, propõe a redução do limite de velocidade de 60 km/h para 50 km/h para carros leves e motocicletas e para 40 km/h para caminhões e ônibus.

Junto à proposta, Sgarbossa apresentou os motivos para o pedido de alteração da velocidade máxima permitida. De acordo com o texto, isso “diminuiria os riscos de acidentes envolvendo carros e pedestres ou carros e ciclistas. Afinal, trafegando a, no máximo, 50 quilômetros por hora, há uma tendência natural de os motoristas e os motociclistas passarem a respeitar bem mais as leis de trânsito, diminuindo, por consequência, o número de acidentes e de atropelamentos com vítimas fatais”.

Conforme o vereador, muitas cidades ao redor do mundo já adotaram essa modificação, a exemplo de São Paulo. “Temos índices confiáveis de que essa pequena redução no limite de velocidade aumenta em até 50% a chance de sobrevivência em um atropelamento”, exemplificou o vereador.

Na frente desse PLL há outros nove projetos, o que pode retardar a análise da proposta que altera a velocidade das vias para a próxima semana.