
O crime contra o policial civil Leandro de Oliveira Lopes, de 30 anos, mobilizou dezenas de agentes que seguem procurando o autor do disparo, que fugiu com um comparsa para a mata na localidade de Matiel, em Pareci Novo, no Vale do Caí. O suspeito de ter atirado contra Lopes, que integra uma facção nascida em Porto Alegre, teve o nome confirmado na tarde de hoje pela Polícia Civil: Valmir Ramos, de 42 anos, é conhecido como Bilinha.
Essa não é a primeira vez que Bilinha escapa das garras das autoridades. Em 24 de novembro de 2016, ele e outros dois presos conseguiram fugir de uma Delegacia de Pronto Atendimento de São Leopoldo, para onde foram levados até a liberação de vaga no sistema carcerário. Na ocasião, os cadeados foram quebrados pelo trio, que deixou a delegacia pelas portas dos fundos. Bilinha havia sido detido sete dias antes, flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 445 quilos de maconha na BR 116.
A operação, que tinha o objetivo de cumprir um mandado de prisão, foi estendida a partir da morte do policial. Depois que moradores informaram que viram pessoas correndo nas imediações da uma estrada vicinal de Pareci Novo, a Polícia Civil e a Brigada Militar intensificaram a presença na cidade.