Datagro projeta expansão da safra brasileira

Em entrevista ao portal Agriculture.com, o analista da Datagro Flávio Roberto França Júnior projetou uma expansão para safra brasileira de soja. Ele citou várias razões para o aumento de área. O primeiro é de que a demanda total da China deve crescer. O segundo é que a preferência da China pela soja sul-americana tende a crescer com mais tarifas para produtos americanos.

Mas ele destacou os dois fatores mais importantes: terra disponível e lucratividade da soja comparada a outros cultivos no Brasil. Dependendo da região, a soja divide os lotes com arroz, feijão, milho, algodão, cana-de-açúcar, girassol, feijão ou até mesmo café ou cítricos.

“A soja é de longe o mais lucrativo entre todos esses cultivos”, disse França Júnior. Na visão do analista, uma estimativa de expansão de 3% da superfície de soja no Brasil seria modesta. Usando o exemplo da safra 2017-2018, que os mais otimistas tinham uma previsão de 2% de crescimento, o tamanho real da safra foi maior. Os brasileiros esperam colher 116,17 milhões de toneladas de soja.

“Todas as condições estão sendo favoráveis, estou sendo pessimista de que quando eu digo de que a safra de soja crescerá 3%”, analisa França Jr.

AGROLINK -Leonardo Gottems