Viagens nos feriados de maio devem injetar R$ 9 bilhões na economia

Levantamento é do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Maio vai o mês de 2018 que mais deve favorecer viagens de brasileiros pelo país, em função de dois feriadões. Segundo estimativas do Ministério do Turismo, o período vai ser o mais lucrativo nesse quesito, injetando R$ 9 bilhões na economia brasileira durante as cerca de 4,5 milhões de viagens.

Para abrir o ciclo, o Dia do Trabalhador cai na próxima terça-feira. A possibilidade de os brasileiros enforcarem a segunda-feira e transformarem a data em um feriadão foi levada em conta na pesquisa. Quatro semanas depois, para fechar a expectativa de longas viagens, é a vez do feriado de Corpus Christi (31 de maio), que sempre cai numa quinta-feira.

O levantamento, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e sugere que o número de viagens em maio deve superar as que serão feitas durante novembro, outro mês com dois feriados prolongados em 2018 (Finados e Proclamação da República).

De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, as datas são importantes para incentivar os turistas a conhecerem novos destinos dentro do Brasil e favorecer a economia local. “O valor a ser arrecadado comprova que as datas devem ser aproveitadas para ampliar o faturamento no turismo e impactar outras áreas de comércio como transportes e alimentação”, afirmou.