A três dias do fim do prazo, 370 mil gaúchos ainda não declararam Imposto de Renda

Receita espera 2,04 milhões de declarações até a noite de segunda-feira

A Receita Federal recebeu cerca de 22,6 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, em todo o País, até as 17h desta sexta-feira. No Rio Grande do Sul, foram processados 1,67 milhão de documentos até esse horário. Pelo menos 370 mil ainda devem ser remetidos para que o órgão confirme a projeção de 2,04 milhões de contribuintes gaúchos, até a noite de segunda-feira (30). No Brasil, 6,2 milhões ainda não se regularizaram.

A Receita adverte que quem perder o prazo fica sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e máxima de até 20% do imposto devido. O órgão também lembra que, em 2018, é obrigatório informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos ou mais, completados até 31 de dezembro do ano passado.

Também é importante ressaltar que, mesmo operando fora do horário comercial, o aplicativo da Receita e o site da autarquia saem do ar para manutenção da 1h às 5h. Portanto, quem for declarar deve lembrar de fazer o procedimento antes ou depois desse período.

O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda, ano base 2017, pode ser acessado no site da Receita Federal <http://www.receita.fazenda.gov.br/>.