Temer apela ao Congresso para que parlamentares aprovem projeto

Desde a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a oposição obstruiu todas as votações, tirando acordo para a Ordem do Dia

O presidente Michel Temer apelou hoje aos parlamentares para que compareçam à sessão do Congresso Nacional, na próxima quarta-feira, e votem o projeto de lei que o governo vai enviar para reforçar o orçamento em cerca de R$ 1,3 bilhão para o Fundo de Garantia à Exportação e, assim, pagar as dívidas da Venezuela e de Moçambique com bancos credores. Desde a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a oposição obstruiu todas as votações, tirando acordo para a Ordem do Dia.

A sessão do Congresso foi convocada para o dia seguinte ao feriado do Dia do Trabalho. Pela manhã, Temer se reuniu com líderes da base aliada e pediu a eles empenho na mobilização dos parlamentares para a votação.

“Quero aproveitar essa oportunidade para solicitar mais uma vez o apoio do Congresso Nacional para que no dia 2, que é uma quarta-feira, possamos ter presença para votar um projeto de lei que trata de recursos financeiros para a União a fim da União cumprir compromissos financeiros que são indispensáveis que sejam cumpridos nesse período. São compromissos assumidos no passado, portanto não no nosso governo. Mas que esse governo tem que cumprir”, disse Temer em entrevista a jornalistas, após cerimônia no Palácio do Planalto.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, informou hoje que o projeto de lei está em elaboração. Como a Venezuela e Moçambique estão inadimplentes com empréstimos que financiaram serviços e obras de empreiteiras brasileiras no exterior, quem arca com o pagamento é o Brasil. Isso porque, as operações são cobertas pelo Fundo de Garantia à Exportação, vinculado ao Ministério da Fazenda. O pagamento deve ser feito até o dia 8 de maio.