Toxoplasmose: surto esgota estoques de água mineral em supermercados de Santa Maria

Em função do surto de toxoplasmose confirmado pela Prefeitura, na semana passada, em Santa Maria, na região Central, supermercados da cidade passaram a ficar sem estoque de água mineral. A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) confirmou o dado, na tarde de hoje. Só há, no momento, garrafas de 500ml disponíveis para venda. Como a doença pode ser transmitida pela água, a orientação das autoridades é de que, se o líquido não for tratado, que seja fervido antes do consumo. Embora em Santa Maria a Corsan tenha garantido a qualidade da água distribuída aos moradores, parte deles passou a evitar o consumo direto da torneira.
Até o momento, 156 casos das redes privada e pública deram positivo para toxoplasmose na primeira coleta laboratorial feita em Santa Maria. Todos os pacientes residem na cidade. Dos 156 casos, 72 amostras foram enviadas para fazer a confirmação do resultado no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), em Porto Alegre. Quatro amostras deram negativo para a doença, 47 seguem em análise e 21 deram positivo. O próximo balanço sai nesta terça-feira.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, destinou, ainda na sexta-feira, R$ 30 mil do orçamento livre do Município para compra de novos medicamentos e, segundo ele, há uma expectativa de receber R$ 1 milhão após duas reuniões que serão realizadas entre hoje a amanhã com o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz e o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
A ideia da Prefeitura é conseguir recursos suficientes para comprar antibióticos e antivirais para que as pessoas recebam medicamento nos próprios postos de saúde. Até o momento, já foram adquiridas doses de Perimetamina, Sulfadiazina e Ácido Folínico (antibióticos e antivirais), além de um remédio específico para a gestação, chamado Espiramicina.
Ainda na sexta-feira, a Universidade Federal de Santa Maria informou que os primeiros exames feitos em oito amostras de água da Corsan deram negativo para toxoplasmose. Até o momento, a Prefeitura não divulgou o endereço ou as regiões do mapeamento.