Presidente nacional do PT diz que Lula será candidato mesmo preso

Senadora afirma que Lula será candidato mesmo preso. / Agência Senado / CP memória.
Senadora afirma que Lula será candidato mesmo preso. / Agência Senado / CP memória.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou em entrevista à Rádio Guaíba, na manhã desta sexta-feira (20), que Luiz Inácio Lula da Silva será candidato à Presidência da República mesmo que permaneça preso. Segundo a parlamentar, o partido não cogita outra alternativa.
“Não trabalhamos com plano B. Lula pode registrar candidatura em 5 de agosto, pois não está com os direitos políticos suspensos. Para suspender [os direitos], a Constituição diz que ele tem que ser condenado com trânsito em julgado. Acreditamos que, além de fazer o registro, vamos consolidar a candidatura”, afirma a senadora. Após o registro da candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justiça vai decidir se ele está ou não inelegível.
Gleisi destacou que Lula é líder em todas as pesquisas e que seu eleitor é fiel, mesmo que ele esteja preso. “Nós vamos discutir a questão da Ficha Limpa, de poder ser candidato depois da condenação em segunda instância. Vamos registrar e fazer campanha, um projeto para a Nação e um plano de governo. As pessoas são muito fiéis ao Lula. Se tirarmos ele das pesquisas, brancos e nulos vencem. A maior parte dos eleitores diz que vota nele mesmo preso, então, ele é o nosso candidato. Seria burrice abrir mão da candidatura com mais força política, que mesmo preso segue em primeiro lugar nas pesquisas”, ressaltou a presidente nacional do PT.
A senadora reitera que o ex-presidente é um preso político, uma vez que nada foi comprovado contra ele. Para Gleisi, o Brasil vive um momento de instabilidade política e uma crise democrática agravada pela prisão de Lula. Além disso, a senadora acredita que o judiciário está fazendo política abertamente.