Passados 16 meses de mandato, o governo de Nelson Marchezan Junior (PSDB) vai passar por uma mudança de secretariado em um horizonte próximo. Pelo menos quatro pastas devem contar com novos nomes em Porto Alegre. A alteração no primeiro escalão vai ocorrer após o Executivo ter confirmado secretários adjuntos em pastas estratégicas para a gestão. O acumulo de funções em secretarias distintas também é um fator preponderante.
Hoje, o secretário Leonardo Busatto é titular da Fazenda e ainda acumula os trabalhos à frente da Transparência e Controladoria. Já o vice-prefeito Gustavo Paim também responde pela secretaria de Relações Institucionais e Articulação Política. Marchezan também conta com dois adjuntos na titularidade: Leandro de Lemos no Desenvolvimento Econômico e Denise Russo no Desenvolvimento Social e Esporte. O recorte para as mudanças no governo envolve essas quatro pastas, adiantou Paim.
“Estas secretarias não estão preenchidas plenamente, digamos assim, porque os dois que estão como titulares são adjuntos, então eles estão sem adjuntos no momento. Portanto, essas pastas ainda não estão completas. Não há prazo para as mudanças, mas há o interesse de estar com a composição completa o quanto antes”, frisa.
Em fevereiro, Sandro Bergue deixou à Transparência e Controladoria para retornar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Interinamente, Leonardo Busatto assumiu o cargo. Já em agosto de 2017, Ricardo Gomes acabou exonerado do Desenvolvimento Econômico por discordâncias com a gestão tucana. Dois meses depois, Maria de Fátima Záchia Paludo também entregou o cargo de secretária de Desenvolvimento Social, mas sem comentar os motivos da saída. Gustavo Paim assumiu desde de maio a articulação política com a saída de Kevin Krieger. A Secretaria de Comunicação também segue vaga.
Em menos de um ano e meio de governo, o prefeito tucano já realizou cerca de 20 alterações no alto escalão de governo. Na próxima terça-feira, José Alfredo Parode deixa a Secretaria de Planejamento e Gestão. No lugar dele, assume Paulo de Tarso Pinheiro Machado (PSDB), que saiu da presidência da CEEE quando o PSDB entregou os cargos no governo de José Ivo Sartori.
Outra alteração recente envolveu o vereador Elisandro Sabino (PTB), que se desligou da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade para concorrer à reeleição na Câmara Municipal. A baixa ocorreu devido à legislação eleitoral. O também vereador Luciano Marcantônio (PTB) assumiu a Pasta.