A transferência da sede do Comando do Corpo de Bombeiros, instalada atualmente no bairro Santa Cecília, para o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no Menino Deus, em Porto Alegre, vem gerando desconforto entre os frequentadores do local. Conforme a vereadora Sofia Cavedon (PT), a mudança vai comprometer as atividades porque retira totalmente o estacionamento de veículos, além de trazer conflito no uso do espaço.
“As várias áreas serão compartilhadas. E hoje, só em oficinas são 1,6 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos em 21 modalidades. Fora isso, chega a 3 mil pessoas por dia circulando no inverno e 4 mil no verão. O tipo de atividades que os bombeiros fazem vai fatalmente reduzir áreas e horários do Cete e descaracterizar o objetivo”, disse Sofia.
Uma reunião, na tarde desta quarta-feira, reuniu representantes de federações esportivas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), do Ministério Público (MP) e de associações de moradores. Conforme Sofia, o MP instaurou inquérito administrativo para questionar o Estado sobre a decisão e coletar dados a respeito dos impactos que foram avaliados, além de que áreas do terreno o Corpo de Bombeiros pretende utilizar. Procurada, a assessoria do MP não confirmou oficialmente a informação.
Está agendada para a próxima quarta uma visita oficial do MP ao Cete. Também devem ser realizadas audiências públicas e a assinatura de abaixo-assassinados por parte da comunidade. “Esse é o único equipamento com esse caráter que nós temos. Público é o único. É o único lugar onde atletas podem treinar gratuitamente, onde jovens podem praticar esportes gratuitamente e com alta qualidade”, lembrou a parlamentar.
Entenda por que a sede dos Bombeiros vai ser transferida:
Ginásio da BM e Escola dos Bombeiros serão vendidos separadamente na Capital