Nota conjunta pede que consumidores evitem dois sites de ingressos online

Quatro órgãos de defesa do consumidor – Ministério Público do Rio Grande do Sul, Procon Porto Alegre, Procon RS e Polícia Civil – lançaram hoje nota conjunta alertando consumidores a evitarem os sites Viagogo e Stubhub, que vendem ingressos para shows. De acordo com as entidades, ambos cometem a mesma irregularidade: o consumidor compra um tipo de bilhete e recebe outro. Em algumas vezes, ele não consegue ingressar no evento nem o dinheiro de volta.
Os órgãos já instauraram procedimentos para investigar a conduta dos dois sites.
A Delegacia do Consumidor também abriu inquérito para apurar a conduta dos responsáveis legais pelo Viagogo, sob a perspectiva penal, que podem ser indiciados, no caso de comprovação das fraudes, pela prática de estelionato e crime contra as relações se consumo.
Já o Procon Porto Alegre notificou a rede de cartão de crédito Visa para que, no prazo de cinco dias úteis, apresente esclarecimentos sobre o endereço para o qual estão sendo direcionados os pagamentos feitos nos dois sites.
Como pedir ajuda:
Delegacia do Consumidor (av. Presidente Franklin Roosvelt, n°981, Porto Alegre): deve ser procurada para o registro de ocorrência policial. Use também o disque-denúncia 0800 510 2828 e o WhatsApp/Telegram pelo número (51) 8418.7814.
Procon/Poa: moradores de Porto Alegre podem registrar queixas pelo site do órgão ou na sede da rua dos Andradas, 686, no Centro Histórico. São distribuídas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h. O Procon municipal também disponibiliza à população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h.