RS é o Estado com mais municípios onde câncer é a primeira causa de morte

O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de municípios (140) onde o câncer é a primeira causa de morte. Enquanto em todo o País as mortes por câncer equivalem a 16,6% do total, no território gaúcho esse índice chega a 33,6%. A pesquisa contabilizou 9.865 mortes em 516 cidades. Deste total, 2926 ocorreram no RS. Esta é a conclusão do levantamento feito pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Segundo o estudo, apresentado nesta segunda-feira, um dos fatores que pode explicar a alta incidência de câncer no Estado são as características genéticas da população, que pode apresentar maior predisposição para desenvolver o câncer de pele (melanoma), por exemplo. De acordo com a análise, a doença avança a cada ano e, com a manutenção dessa trajetória, em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil. Atualmente, em 516 dos 5.570 municípios brasileiros o câncer já é a principal causa de morte, cerca de 10%.
A maioria das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte fica em regiões mais desenvolvidas do País, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são maiores. Dos 516 municípios onde o câncer mata mais, 80% estão no Sul (275) e Sudeste (140). No Nordeste, estão 9% dessas localidades (48); no Centro-Oeste, 34 (7%); e no Norte, 19 (4%).
Nesses municípios, vivem ao todo 6,6 milhões de habitantes. Onze deles são considerados de grande porte, sendo Caxias do Sul (RS) o mais populoso deles, com quase meio milhão de habitantes.