EPTC vai realizar novos bloqueios no fim de semana para evitar "guerras de som" na João Alfredo

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai retomar, no fim de semana, o bloqueio de acesso de carros a parte da rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. A interrupção vai ocorrer das 22h às 5h do dia seguinte, hoje e amanhã. A intenção é coibir que carros realizem “festas a céu aberto” com volume exacerbado ao longo da via. Além disso, agentes da EPTC também vão fiscalizar a entrada de ambulantes não autorizados na região.
Condutores que procurarem os estacionamentos privados terão livre acesso, assim como moradores que quiserem acessar prédios ou residências da João Alfredo. Como de praxe, a EPTC ainda vai aplicar testes do bafômetro na via e em outros pontos do bairro e da cidade.
Desde o início de 2018, a EPTC manteve os bloqueios da João Alfredo em fins de semana, exceto no último. Novamente, carros com som alto tomaram conta da rua em função da ausência de agentes de trânsito. A confirmação de um novo bloqueio ocorreu após uma reunião estratégica, na tarde de hoje.
Conforme Fábio Berwanger, diretor de operações da EPTC, nenhum estabelecimento comercial vai ser impactado pela interdição, já que que os estacionamentos privados estarão abertos para abrigar frequentadores de bares e restaurantes do bairro, considerado o mais boêmio da Capital.
Prefeitura quer remover grupo para o Centro Histórico
Uma das medidas pensadas pela Prefeitura para resolver a questão do barulho na João Alfredo é mover o grupo que não entra nos bares – e fica na rua – para outros pontos da cidade, como o Centro Histórico. O Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público, é apontado como potencial alternativa à Cidade Baixa. Essa ideia, no entanto, ainda vai ser debatida com a população.
Agora, o foco é a conscientização. Panfletos devem ser distribuídos e a Prefeitura conta com os empresários da João Alfredo para auxiliarem no diálogo com os frequentadores do bairro.
Pelo decreto com novas regras para a Cidade Baixa, que entrou em vigor em início de abril, ambulantes, exceto aqueles já legalizados em ponto fixo, só poderão vender os produtos até a meia-noite, mesmo horário aplicado a minimercados e padarias do bairro.
Fica também proibida a utilização ou funcionamento de qualquer instrumento ou equipamento em via pública que reproduza ou amplifique som, das 22h às 7h do dia seguinte.